Apolo Sistemas Gráficos

Sistema Laser Filme

LaserFilm-Maker Fotolitos em Laser Filme até 4 cores!
O Sistema Laser Filme é uma solução completa de baixo custo para produzir de fotolitos em Laser Filme.
Benefícios Produtividade Especificações
Comparativo

Qualidades Gráficas: Sistema Laser Filme Impressoras Laser Comuns

Resolução até 2400 dpi para produção de filmes com 150 lpi ou 60 lcm (linhas por centímetro)

SIM - Seus 2400 dpi permitem atingir até 150 lpi ou 60 lcm com 256 tons de cinza para formação de um degrade suave (sem bandas), perfeito e devidamente calibrado. Permite a reprodução de impressos comerciais coloridos sem saturar as imagens, entupir máximas ou perder as mínimas, com riqueza nos detalhes e total controle das misturas de cores (CMYK).
NÃO - Geralmente possuem 1200 dpi, sem nenhum sistema de calibração, que permite no máximo reproduzir até 85 lpi e 33 lcm com 200 tons de cinza, mesmo assim, seus degrades são imperfeitos (descalibrados), por exemplo, 10% de retícula será impresso com 30% e assim por diante, impossibilitando qualquer trabalho gráfico reticulado, principalmente com mistura de cor controlada (CMYK). Caso se deseje imprimir com 150 lpi ou 60 lcm a quantidade máxima de tons reproduzida será de 64, formando bandas nos degrades, saturando as cores, entupindo as máximas (acima de 80%) e perdendo as mínimas (abaixo de 20%).
Área de impressão sangrada para os formatos gráficos padrões como o Jornal (30x52cm) e o A3 SIM - O sangramento da área de impressão é muito comum nos impressos gráficos, principalmente em revistas, folhetos, fundos de papel de carta entre outros. O Sistema Laser Filme permite imprimir até 324 x 895 mm, ou seja, maior que um jornal sangrado (31x53cm) e, tranquilamente, num formato A3 sangrado (31x43cm). NÃO - As impressoras laser comuns são construídas para atender aos usuários domésticos (casa) ou de escritórios (coorporativos / administrativos), portanto sua área de impressão máxima não ultrapassa o formato A3 ou Tablóide (duplo tamanho carta) sem sangramentos, pois tamanhos acima disto não são requeridos nestes segmentos.
Registro para separações de cores e cópias consecutivas SIM - Existem alguns dispositivos e softwares embutidos no Sistema Laser Filme para evitar e/ou reduzir erros de registro nas separações de cores e de cópias:
- CONTROLE DE UMIDADE
Ajustes de temperatura e umidade fazem a fusão correta o toner, reduzindo a dilatação do poliéster e assegurando a gravação dos pontos;
- TECNOLOGIA X-ACT
Esta tecnologia oferece ajustes precisos das dimensões horizontais e verticais das imagens para evitar distorções em seu tamanho e posição no filme;
- FILME MYRIAD
Este filme de poliéster especialmente desenvolvido pela Xanté em parceria com a AGFA que suporta altas temperaturas de fusão, é ajustado eletronicamente no Sistema Laser Filme para evitar dilatação e fundir corretamente o toner.
- TRANSPORTE INTERNO DO FILME
Para evitar distorções, atolamentos e aumentar a velocidade de impressão, o trajeto do filme de poliéster dentro do Sistema Laser Filme é curto, com e rolamentos e sustentações em pontos estratégicos, que garantem um perfeito e estável caminho do filme.
NÃO - Como estas impressoras foram projetadas para dezenas de tipos de papéis e gramaturas e por se tratar de um equipamento para um objetivo simples (impressão de papel), o ponto de fusão é ajustado para o máxima temperatura possível, desta forma, o poliéster, um material extremamente sensível a altas temperaturas e a umidade fica completamente distorcido em todos os sentidos (todos os cantos e áreas centrais), impossibilitando o registro da imagem em qualquer área da impressão.
Processamento das imagens, textos, traços, efeitos e PDFs utilizando o verdadeiro Abobe PostScript Nível 3 SIM - Em 1993 a Xanté assinou um acordo de co-desenvolvimento da linguagem PostScript com a Adobe System, hoje o Adobe PostScript Nível 3, última palavra em interpretação PostScript, além do ganho na velocidade do processamento PostScript, esta nova linguagem executa com precisão todos os avanços PostScript que os softwares gráficos do momento oferecem, é o caso do CorelDraw, Photoshop, PageMaker entre outros, muitos recursos novos como máscaras, transparências, tintas especiais, efeitos e arquivos PDF podem ser processados rapidamente e sem falhas na imagem, nos textos e traços pelo Sistema Laser Filme, pois embutido no seu processador RISC de alta velocidade existe o verdadeiro interpretador Adobe PostScript Nível 3 certificado e aprovado pela líder e criadora desta linguagem, a Adobe Systems. NÃO - Por se tratar de uma linguagem pouco conhecida para os usuários domésticos (casa) e de escritórios (coorporativos / administrativos), muitas impressoras laser apenas emulam (simulam) o PostScript Nível 2, desta forma vários recursos e implementações PostScript feitas nos atuais softwares gráficos como CorelDraw, Photoshop, PageMaker entre outros não podem ser impressos ou demoram horas para serem processados e correm o risco de sumir ou não processar efeitos como máscaras e transparências e fontes PostScript especiais, exigindo assim um cuidado redobrado na tentativa de produzir trabalhos feitos em softwares gráficos.
Sistema de calibração da retícula, ganho do ponto e tamanho do ponto SIM - Para produzir fotolitos a calibração do equipamento é extremamente importante e indispensável, pois todo o trabalho de elaboração do original pode ficar comprometido. O Sistema Laser Filme possui um sofisticado e apurado sistema de calibração para todos os tipos de ponto, lineatura e resolução.
Com o software de controle do Sistema Laser Filme o operador escolhe o tipo de ponto, resolução e lineatura a ser calibrada, imprime uma escala de calibração de 0% a 100% de retícula com variações de 10% em 10% e 3% em 3% nas áreas de máximas e mínimas. Através de um densitômetro verifica o valor que está obtendo e informa o software, que fará a analise e criará a curva de correção e automaticamente ajustará o hardware do Sistema Laser Filme. Seja qual for o tipo de trabalho: offset; rotogravura; serigrafia; flexografia entre outros, o sistema estará sempre ajustado e calibrado na retícula, ganho do ponto e tamanho do ponto. Isto é extremamente importante para obter precisão nas cores, por exemplo, uma cor formada com 10% de cyan, 30% de magenta e 5% de amarelo, será perfeitamente impressa nos filmes, sem distorções!
NÃO - As impressoras comuns não trazem nenhum ajuste de calibração. Suas configurações neste sentido são fixas, feitas para papel em 85 lpi e não permitem manipulação, se o usuário aumentar a lineatura e utilizar laser filme os valores obtidos na retícula sairão completamente errados, quando submetidos a um densitômetro, geralmente apresentam um percentual de 20% a 40% acima do solicitado, exemplo, quando solicitamos um retícula de 10% esta sairá com 25% ou 35%. As máximas também serão prejudicadas, pois retículas acima de 80% ficam totalmente chapadas (100% de cobertura).
Densidade do chapado de no mínimo 3.0D para uma correta gravação correta da chapa SIM - Para uma correta gravação de chapa a densidade não pode ultrapassar de 3.0D a 4.0D. A Xanté, juntamente com a AGFA, desenvolveram uma tecnologia inovadora em Laser Filme para uma perfeita gravação da chapa, composto pelo Laser Filme Myriad e seu químico de processamento, juntos o resultado final é um chapado 100% negro de até 3.4D, que não descasca, não borra, não fecha a retícula e não estoura os pontos. Outro benefício é a facilidade de gravação da chapa, pois o tempo de exposição é o mesmo aplicado ao fotolito de filme fotográfico convencional, desta forma, o operador da gravadora não precisa fazer compensações e ficar adivinhando o melhor tempo de exposição, nem corre o risco de errar o tempo de gravação, prejudicando o impresso com ganho de ponto e alteração do percentual da retícula. NÃO - As impressoras laser comuns estão preparadas para produzir chapados somente em papel, não foram projetadas para o laser filme e especialmente na confecção de fotolitos. Seu chapado em laser filme atinge no máximo 1.7D, o que é a metade do necessário para uma gravação correta da chapa, geralmente, quem tenta gravar uma chapa com este laser filme fica horas e perde dezenas de chapas para encontrar o melhor tempo de gravação, mesmo assim as compensações fazem com que as áreas mínimas (abaixo de 20%) e as máximas (acima de 80%) sumam por completo, comprometendo todo o impresso, muitas vezes, clareando ou escurecendo todo o original, saturando todas as cores, entupindo todos os pontos (excessivo ganho de ponto) e danificando os degrades.
Calibração com o uso de densitômetro SIM - O software de calibração permite e recomenda o uso de um densitômetro, que pode ser manual ou automático (conexão para transferências de resultados). A precisão do Sistema Laser Filme permite executar mais de uma calibração, caso seja necessário, para atingir o mais preciso resultado. NÃO - As impressoras laser comuns não possuem softwares de calibração e não permitem criar correções, mesmo que manuais.
Controle para evitar o entupimento de textos (fontes pequenas abaixo do corpo 6), traços e imagens SIM - A tecnologia NEIT incorporada no Sistema Laser Filme, evita o entupimento de textos, traços e imagens pequenas tanto no positivo quanto no negativo. Muito comum na tecnologia laser o toner pode expandir em áreas de grande cobertura sobre pequenos detalhes, mas com a tecnologia NEIT este problema é evitado. NÃO - Não existe este recurso, nem similar, nas impressoras laser comuns.
Mais de 15 anos de experiência no ramo gráfico SIM - A Xanté, fabricante do Sistema Laser Filme, desde 1989 desenvolve sistemas e tecnologias totalmente focadas no segmento gráfico, seu "knowroow" é tão grande neste negócio, que duas das grandes companhias deste segmento fazem parceria no desenvolvimento de novas tecnologias com a Xanté, a AGFA (líder em suprimentos gráficos) e a Adobe Systems (líder e criadora da linguagem PostScript) oferecem seus avançados conhecimentos e recursos para melhorar e desenvolver os produtos da Xanté, é o caso do poliéster Myriad e dos químicos desenvolvido pela AGFA e da linguagem PostScript Nível 3 e dos recursos PostScript fornecidos pela Adobe Systems especialmente para Xanté. NÃO - Algumas impressoras laser comuns são produzidas por grandes fabricantes mundiais de impressoras, mas com nenhuma experiência ou tradição no campo das artes gráficas, isto se justifica, pois seus mercados visam os usuários domésticos (casa) ou de escritórios (coorporativos / administrativos), que representam quase que 99% das possibilidades de negócios quando comparados ao seguimento gráfico. Muitos revendedores destes fabricantes anunciam que estas impressoras possuem características gráficas, mas o fabricantes não confirmam nem certificam suas impressoras para este segmento.

Voltar ao menu principal da Sistema Laser Filme




Copyright© 1998 - Apolo Sistemas Gráficos. Home | Produtos | Suporte | Drivers | Sobre Apolo | E-Mail
Apolo Sistemas Gráficos